PRINCIPAIS PATOLOGIAS
SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO (STC)
O que é STC? A STC é uma compressão do nervo mediano na região do punho.
Quais são os sintomas de STC? A doença se apresenta com dormência, formigamento, dor, diminuição da força e sensação de mão inchada. Realizamos tratamentos clínicos com medicações, fisioterapia, infiltrações, cirurgia tradicional e por artroscopia (endoscopia). Alguns casos podem ser realizados com anestesia local sem sedação, sem internação aliviando os custos.
Créditos: www.scientificanimations.com, Carpal Tunnel Syndrome, CC BY-SA 4.0
DEDO EM GATILHO - TENOSSINOVITE ESTENOSANTE
O dedo em gatilho precisa de cirurgia? Nos casos graves a eficácia do tratamento clínico com anti-inflamatórios, fisioterapia e da infiltração é menor e as recidivas são frequentes. O tratamento cirúrgico passa a ser a melhor opção de tratamento.
O principal sintoma é a dor e o travamento em flexão do dedo envolvido, pode haver estalo no dedo e o paciente pode possuir dificuldade para desdobrar o dedo durante atividades da vida diária. Realizamos tratamentos clínicos com medicações, fisioterapia, infiltrações, cirurgia convencional. A maioria dos casos podem ser operados com anestesia local sem sedação, sem internação aliviando os custos.
Créditos: Dr. Kempston / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)
CISTO SINOVIAL
O cisto sinovial é um tumor? Não, é uma degeneração da cápsula articular. O cisto é composto por uma porção extracapsular, que é a massa palpável subcutânea, e uma intracapsular, formada pelo pedículo (raiz), que pode se localizar na articulação do punho. Realizamos tratamentos clínicos por punção, cirurgia tradicional e por artroscopia. Alguns casos podem ser realizados com anestesia local sem sedação, sem internação com custos menores
Créditos: Doc James, Ganglion-cyst, CC BY-SA 3.0
FRATURAS DE ANTEBRAÇO, PUNHO, MÃO E DEDOS
Realizamos tratamentos clínicos com gesso ou fêrulas, cirurgia tradicional, cirurgia minimamente invasiva e por artroscopia. Usamos os materiais de alta qualidade, operamos em hospitais modernos de Brasília e possuímos parcerias com terapeutas ocupacionais especializadas em membros superiores. Em caso de cirurgia, há sedação, anestesia ao longo do membro e internação.
TENDINITE DE QUERVAIN (TENOSSINOVITE)
A tenossinovite estenosante de De Quervain ou tendinite, doença inflamatória mais comum do punho, de maior prevalência no sexo feminino e na faixa etária de 30 a 50 anos, caracteriza-se por queixa de dor na face radial do punho. Apesar da etiologia indefinida, atribui-se caráter multifatorial como traumas, sobrecarga de exercícios repetitivos com punho e mão, alterações metabólicas, reumáticas e variações anatômicas, como a presença de dois ou mais tendões do ALP e ECP e septo no túnel osteofibroso. Dentre as alternativas terapêuticas encontra-se a infiltração com corticosteroides e cirurgia sob anestesia local
Créditos: Σχέδιο: Δρ.Χαράλαμπος Γκούβας, Τενοντοθηκίτις Αντίχειρος De Quervain, ανατομία, CC BY-SA 3.0
TUMORES ÓSSEOS OU NEOPLASIAS
O termo tumor pode ser empregado para qualquer nódulo ou tumoração que tenha efeito de massa palpável. Nas mãos e punhos, os tumores malignos são extremamente raros e são considerados diagnósticos de exceção. Muito mais frequentes são os pseudotumores ou tumores falsos que perfazem mais de 90% dos tumores que ocorrem nas mãos. Dentre eles, os mais comuns são os cistos sinoviais que podem ocorrer no punho, mão e dedos.
ARTRITE E ARTROSE
A artrite ou osteoartrite se refere a um processo inflamatório de uma articulação, cursando com variados graus de inchaço, dor e aumento de calor local. É muito comum a coexistência da artrose e da artrite na mesma articulação, pois a artrose é a causa mais frequente da artrite. A artrose ou osteoartrose nada mais é que um processo de desgaste da cartilagem que recobre as articulações articulações dos dedos, punho, cotovelo, joelho, quadril, etc. A cartilagem no exercício de sua função sofre um desgaste natural, seeria como o desgaste usual de um pneu de carro.
Créditos: Ian Furst, Arthritic hands in pain, CC BY-SA 4.0
ARTRITE REUMATOIDE
A artrite reumatoide é uma doença crônica, progressiva e simétrica caracterizada por sinovite poliarticular e destruição articular. Os objetivos da cirurgia são: alívio das dores; melhora da função; correção das deformidades incapacitantes; retardo do avanço da doença; prevenção das rupturas dos tendões; e melhora da aparência das mãos. O sucesso da cirurgia requer que o paciente seja cooperador, esteja bem informado, motivado, e receba tratamento clínico apropriado por um reumatologista experiente. Além disso, o cirurgião de mão deve ter experiência no tratamento da artrite reumatoide e contar com uma equipe experiente para realizar a reabilitação da mão no pós-operatório.
EPICONDILITE (COTOVELO DO TENISTA)
A epicondilite, mais freqüentemente conhecida como cotovelo do tenista, é uma doença prevalente em geral na comunidade e geralmente é autolimitada no tempo. No entanto, pode causar comprometimento funcional levando à ausência de trabalho por causa da dor e desconforto no membro superior. A fisiopatologia da doença ainda não está bem esclarecida. Inicialmente, foi descrito como um estado inflamatório persistente, no entanto, é considerada uma doença degenerativa associada ao uso excessivo, resultante de microtraumas no tendão extensor comum originários do cotovelo.